Siga o José Anibal
nas Redes Sociais

Busca

buscar

Newsletter

enviar

Biografia

Principais realizações

Batalhador no Legislativo, inovador no Executivo

Coordenação das campanhas pelas Diretas Já na década de 80, que levaram à restauração da democracia e à conquista de uma nova Carta Constitucional.

No começo dos anos 90, atua fortemente na elaboração e aprovação das reformas institucionais do Plano Real, como por exemplo a reforma da Previdência e a quebra dos monopólios de petróleo e telecomunicações. José Aníbal participou como figura central do Plano que estabilizou a economia do país e foi um verdadeiro divisor de águas da história brasileira recente.

José Aníbal participou da comemoração de 15 anos de sucesso do Plano Real ao lado de Aécio Neves e do ex-presidente, Fernando Henrique.

Foi 4 vezes líder do PSDB na Câmara dos Deputados, duas na gestão de FHC e duas como oposicionista. Também liderou a bancada tucana na Câmara Municipal de São Paulo em 2005.

Como secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, cria a FATEC Leste, primeira faculdade de ensino gratuito da região mais populosa de São Paulo. A partir daí, o ensino técnico/tecnológico se expande pelo Estado todo, com a criação de dezenas de outras FATEC’s e ETEC’s.

Em sua gestão à frente da Secretaria de Energia, melhora substancialmente o serviço de distribuição de energia elétrica no Estado, com redução do número de vezes e do tempo sem energia em São Paulo, através de uma fiscalização forte e atuante.

Elaboração de diversos estudos para ampliação das fontes renováveis na matriz energética paulista, como o Plano Paulista de Energia, que propõe aumentar a participação dessa energia limpa no Estado, saltando dos atuais 55,5% para 69% em 2020.

José Aníbal na comemoração de 15 anos de sucesso do Plano Real ao lado de Aécio Neves e do ex-presidente, Fernando Henrique.