Siga o José Anibal
nas Redes Sociais

Busca

buscar

Newsletter

enviar

Biografia

História de vida

Uma história escrita com transparência e coragem

José Aníbal nasceu em Guajará-Mirim - Rondônia, no dia 09 de agosto de 1947. Aos dez anos, vai para o Rio de Janeiro cursar o ensino fundamental. De lá muda-se para Lavras – Minas Gerais, em 1961, para cursar o antigo ginásio. Em 1964, vai para a capital mineira, Belo Horizonte, e termina os estudos no Colégio Marconi, onde se envolve com a política estudantil e passa a combater a ditadura recém-instalada no Brasil.

Em 1967, entra para a faculdade de Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A ditadura torna-se mais severa e com a instauração do AI-5, no final de 1968, Aníbal passa a ser perseguido. Devido ao seu ativismo e liderança na política juvenil, é intimado pelo Exército para depor e em 1969 foge de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

Em 1973, é obrigado a deixar o Brasil e parte para o exílio no Chile. Após o golpe militar chileno de Pinochet no mesmo ano, Aníbal deixa o local, vai para o Panamá e de lá segue para a França.

Em Paris, conclui seus estudos em Economia na Universidade de Sorbonne e começa a trabalhar no Instituto para o Desenvolvimento dos Povos (Inodep). Dirige também a revista Conjuntura Brasileira e passa a coordenar a criação de Comitês pela Anistia no Brasil em vários países da Europa. Em 1979, retorna ao Brasil para ficar definitivamente em São Paulo. 

Imagem - Após combater fortemente a ditadura militar José Aníbal é exilado. Na foto, em 1973 – durante exílio no Panamá.